quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O USO DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Existe vários motivos para usar o computador na educação infantil, como por exemplo esses baixo.

  • É papel importante da escola apresentar esses elementos e ensinar como interagir com eles.
  • A intenção desse trabalho é ultilizar o computador para ajudar na ampliação dos  saberes da criança.
A criança pode  brincar no computador na sala de aula, desde que o educador escolha jogos e programas interativos que esteja dentro dos conteúdos didáticos explorados na escola.
  •   CURIOSIDADE:Existe uma curiosidade natural da criança, então ela vai perguntar o que é?, como funciona, ela vai querer dominar aquela maquina, e o profissinal pode usar essa curiosidade ao favor delas. mostrando a maneira certa de usar o computador.
  •  PARTICIPAÇÃO: a criança vai começar a questionar, como surgiu o computador, quais os programas mais avançados, isso vai acabar levando a ela a dar sugestões do que ela quer fazer, o que ela quer aprender, e , isso acaba sendo positivo pelo fato de que ocasionara um aprendizado mais natural.
O nosso ideal visa incluir a criança no "mundo digital" de uma forma natural, mostrando a criança a maneira correta de usar o computador; e que no computador não tem apenas joguinhos, existe muita coisa interessante, como sites de pesquisa, videos e etc. Se usado de maneira correta o computador pode ser um recurso didático a mais para o professor.
Claro que o ideal seria que todas as escolas incluíssem as crianças nesse meio, porem existe uma realidade que não deixa que isso se torne comum nas escolas, principalmente na rede publica.

A ideia de elaborar esse projeto sobre a inclusão das crianças no mundo digital foi baseada em um dos artigos encontrado no site  http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/10-perguntas-respostas-computadores-pre-escola-611908.shtml

Para um melhor entendimento do nosso trabalho, sugerimos alguns videos disponíveis logo abaixo; que encontramos no site do youtube.com

Postado por:

Jerlane Rosa e
Mayara Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário